sexta-feira, 1 de maio de 2009

APOCALIPTICO...?

É um cementerio de navios, sim...no que foi um "mar" a pouco tempo.
Isto que vocês estam vendo era mar, acredite se quiser, o nome: Aral, fica em Karakalpakstan ao norte de Uzbekistan ocidental, a cidade chama-se Muynak que hoje tem um pouco mas de mil pessoas, a maioria foi embora a partir de 1980 devido a seca do mar. Muynak transformo-se num centro industrial pesqueiro e de enlatados o qual movimentava a sua economia na época, a pesca tinha sido sempre o mas importante produto da região. Uma monocultura agrícola dominou a região, produção de algodão, começo a desviar as águas dos rios e do mar para irrigar as plantações, a poluição severa causada pelos produtos químicos usados pela agricultura, esta causando a evaporação do mar e agua remanescente é altamente salgada e muito tóxica, causando o desastre ecológico que esta destruindo inevitavelmente o mar e matando os residentes das cidades vizinhas, incluindo Muynak.
A desaparição do lago não era nenhuma surpresa para os soviéticos, esperavam que desaparece-se bem antes. Assim em 1964, Aleksandr Asarin do Instituto de Hydroproject, falou que o lago já estava condenado, "seria parte dos planos quinquenais aprovado pelo Conselho de Ministros e pelo Politburo". Ninguém em nível mais baixo ousaria dizer uma palavra contra os planos, mesmo se isso fosse o fim do mar de Aral.
As sobras do mar de Aral....
Antigo orgulho da população da região, vai ficando para atrás do tempo, o homem é cruel com a natureza e isto é mas uma prova da degradação de nosso "querido" planeta, que Deus nos ajude.

Nenhum comentário: